Saber como funciona a precificação de serviços é muito importante para qualquer empreendedor, pois para estimar o valor de venda é preciso ir além das despesas do negócio. Isso significa levar em consideração os custos internos, os valores usados pela concorrência, lucro e ciclo de produção.

Desta maneira, os valores criados a partir de uma estratégia de precificação de serviços representarão um referencial confiável. Afinal, esse cálculo concederá uma comparação real com o mercado visando analisar as despesas para alcançar a competitividade.

Conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o valor de venda necessita ser revisto constantemente. Seja por elevação do preço da aquisição de materiais essenciais à realização dos serviços, por solicitação do público-alvo ou até por movimento da concorrência.

A observação e a oscilação dos valores são habituais para se ajustar aos movimentos do mercado dentro do seu setor. Ainda de acordo com o Sebrae, há uma terminologia aplicada na hora de montar os seus valores. Confira!

Custos Indiretos

São valores que para serem adicionados aos produtos ou os serviços fazem uso de um sistema de rateio. Só que não possuem vínculo direto com a produção.

Custos variáveis

Esses são gastos que oscilam conforme as quantidades produzidas.

Custos Diretos

São despesas que podem ser ajustadas segundo o serviço prestado ou o produto vendido.

Custos fixos

Essas são todas as despesas que não se alteram por causa da quantidade produzida.

Portanto, a precificação de serviços ideal precisa ser capaz de cobrir todos os gastos e ainda sobre o lucro. Além disso, é indispensável que os valores sejam competitivos e compatíveis com os seus concorrentes. Oportunizando, assim, a fidelização da clientela e o aumento das vendas.

Opções de estratégia de precificação de serviços

Há alguns métodos para calcular o valor de um serviço que são simples de serem compreendidos e colocados em prática. Melhor ainda, uma vez que podem ser efetuados por qualquer empreendimento.

Dobro do custo

Esta forma de elaborar uma tabela de precificação de serviços é adotada por muitos varejistas nos dias de hoje devido a sua simplicidade. Neste caso, você vai duplicar a despesa relacionada ao produto e/ou serviço, precificando-o assim.

A dificuldade é que essa conta não considera outros fatores. Por exemplo: o período do item estocado, as despesas tributárias, o deslocamento, entre outros.

Só que se a sua companhia possui uma boa agilidade nas vendas, essa pode ser uma estratégia sensacional. Porque tudo ocorre prontamente e pode assegurar uma porcentagem de lucro expressiva. A única recomendação é não exagerar no preço visando não ficar fora da realidade do seu público-alvo.

Markup

Basicamente, o markup é um índice multiplicador. Se você efetuar as contas e chegar até um número, poderá utilizá-lo em comparação com o custo do seu produto e/ou serviço a fim de definir o preço sem falha nos cálculos. A partir daí, você terá base segura para fazer negócios e fornecer descontos sem danos a saúde financeira do negócio.

Essa fórmula é baseada no custo. Para realizar essa conta e obter o índice markup, é preciso conhecer a despesa da mercadoria e/ou serviço, as taxas em cima da sua venda, o custo fixo e o lucro que pretende conseguir.

A fórmula é 100 / [ 100 – (custos variáveis + custos fixos + lucro)]. Ficou complicado? Considere o seguinte exemplo.

Você pretende comercializar um modelo de tênis de aproximadamente R$ 200. Nesta situação, o custo variável é de 10%, os fixos também de 10% e o lucro desejado é 20%.

Ou seja, o seu cálculo tende a ficar desta maneira: 100 / [100 – (10 + 10 + 20)] = 1,666. Com essa taxa a sua disposição, já é possível estimar um valor de venda seguro.

Para isso, você apenas necessita multiplicar pelo custo do calçado: 200 x 1,666. Sendo assim, a recomendação é que esse modelo seja vendido por R$ 333 para alcançar a margem de lucro almejada.

Cálculo para os descontos

Quando você compreende as formas para precificação de serviços ou dos produtos, se torna muito mais simples e seguro oferecer promoções ao cliente sem riscos de provocar prejuízo ao seu negócio. Este é um método muito válido para realizar a substituição de mercadorias estocadas e elevar a quantidade de vendas.

Caso adote o cálculo explicado no tópico Markup para desenvolver a sua tabela de precificação de serviços, obterá uma margem ainda mais confiável para desvendar até onde se pode ir com a redução nos seus valores.

Ter esse número em suas mãos oportuniza até que seus colaboradores não percam tempo sempre solicitando autorização para ceder desconto. Tanto o atendimento ao consumidor quanto a saída do produto ocorrem rapidamente.

Precificação múltipla

Esta é uma estratégia com preços baixos para chamar a atenção dos consumidores e aumentar os números de venda. O funcionamento se sucede da seguinte maneira: você reúne dois, três ou quatro itens à venda com valor único. Por isso, o cliente possui a sensação de que está adquirindo mais por valores reduzidos.

Estabelecimentos comerciais de roupas, alimentos e calçados utilizam essa forma de precificação de serviços e produtos há muito tempo. Todavia, os setores de eletrônicos já estão começando a adotar esse sistema.

Afinal, este é um moto útil para introduzir novas mercadorias ao mercado e assegurar a sua saída das prateleiras.

Monitoramento dos valores da concorrência

Hoje em dia, a estratégia de precificação de serviços ideal passa pelo acompanhamento dos preços explorados pela sua concorrência. Essa avaliação faz toda a diferença, sobretudo aos microempreendedores individuais (MEI) e microempresários.

Caso o seu valor esteja muito acima da concorrência, você necessita compreender se existe algum problema na sua operação. Podendo ainda até render um diferencial a fim de agregar valor a sua companhia.

Se acontecer o contrário, você possui a oportunidade de elevar a sua lucratividade ou explorar a competitividade no seu nicho.

Com a confirmação deste fato, é essencial avaliar a saúde financeira da empresa ou procurar formas de poupar seu capital. É possível realizar essas ações com pesquisa por parceiros comerciais mais acessíveis ou diminuição de falhas em todas as etapas.

Ponto de equilíbrio

No fim das contas, a melhor precificação de serviços é aquela que lhe permite encontrar o ponto de equilíbrio. Como fazer isso? Simplesmente, você deve reduzir as despesas para desenvolvimento do produto e/ou serviço do valor de venda para achar a sua margem de contribuição.

Afinal, a prioridade na hora de concretizar a sua venda é convencer ao seu consumidor. Isso porque a clientela sempre é responsável por definir se a sua tabela de precificação de serviços é justa e viável. Portanto, as adequações e variações são comuns e necessárias ao longo do caminho.