cellphone
+ 55 81 3366-2600
E-mail
jfs@jfsauditores.com.br

Contabilidade para petshop: Conheça seus benefícios

Compartilhe em:

A contabilidade para petshops atua como uma parceira fundamental em seu empreendimento, auxiliando desde a abertura, englobando aspectos estratégicos, como planejamento tributário, até o cumprimento de obrigações fiscais, análises e gerações de relatórios relevantes acerca do desempenho de suas movimentações financeiras e fluxos de caixa. 

Além das atribuições societárias e fiscais, um petshop demanda atenção a diversos outros detalhes, como por exemplo, os segmentos de pets que irão atuar, a estrutura de atendimento, os serviços e produtos que serão oferecidos, tudo para desempenhar com excelência o cuidado com os bichinhos de seus clientes. E consolidar todas essas atribuições no empreendedor pode levar a descuidos fatais, impedindo a continuidade do negócio. 

Com a finalidade de esclarecer melhor como a contabilidade pode ajudar na divisão destas atribuições e os benefícios que ela traz, preparamos este artigo para você que busca se informar melhor sobre o assunto. Confira abaixo:

Por que a contabilidade para petshop é tão importante?

O mercado de produtos pet tem crescido de forma acelerada ao longo dos anos e já é uma realidade dentro do Brasil, segundo a ABINPET o país já ocupa a 2ª posição no mercado pet mundial, representando uma média de 5,2% do faturamento anual global de 2018, ficando apenas atrás dos EUA com 40%, demonstrando-se uma evidente oportunidade no mercado Brasileiro para quem pretende empreender nessa área.

Mesmo sendo uma atividade em expansão e que promete faturamentos bilionários no ano de 2020, o acompanhamento desse mercado pet precisa ser constante, a fim de se avaliar como o seu patrimônio vai se comportar do ponto de vista econômico e financeiro. Enquanto você foca no cuidado dos pets, a contabilidade atua paralelamente no cuidado societário e fiscal de sua empresa. 

Destacamos a seguir alguns dos riscos associados a falta de uma assessoria contábil efetiva:

– Custos tributários desnecessários

Muitos empresários iniciam suas atividades sem estudar a fundo os seguimentos (ex. serviço/comércio) que irão ofertar, o regime tributário (MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real) que mais se adequa ao perfil da empresa, os benefícios e obrigações fiscais existentes nas legislações municipais, estaduais e federais, levando a uma demasiada oneração tributária, ou a falta do cumprimento de alguma obrigação principal ou acessória, gerando custos e riscos de autuações que levam ao encerramento de muitas atividades empresariais.

– Livros contábeis e Demonstrações financeiras fora dos padrões societários vigentes

Dependendo do Regime tributário de seu petshop haverá a obrigatoriedade de geração do Livro Diário junto com as Demonstrações Financeiras, enviados digitalmente na ECD – Escrituração Contábil Digital à RFB. Muitos empreendedores por não ter o conhecimento técnico societário necessário, podem ficar descobertos na geração e envio desta obrigação acessória, acarretando multas e sanções fiscais, como também, prejudicando a imagem da empresa perante os stakeholders, pela falta de Demonstrações Contábeis confiáveis.

– Falta de uma visão contábil gerencial do negócio

O sucesso de sua organização requererá um conjunto de ações, acompanhamentos e tomadas de decisões que garantirão ou não seu engajamento no mercado de petshops, e sem uma visão contábil gerencial, muitos empreendimentos ficam expostos a decisões e planejamentos equivocados, pela falta de informações relevantes acerca do desempenho da empresa e inclusive pela má interpretação da posição financeira e patrimonial da sociedade.

Contabilidade para petshop: Conheça seus benefícios

Os benefícios de uma contabilidade para petshop

Saber o que a contabilidade representa para o seu negócio é essencial, mas quais benefícios você pode tirar dessa parceria? A contabilidade consiste em uma solução, que trabalhada em conjunto com o empreendedor, trazendo possibilidades de continuidade e expansões futuras mais próximas. A seguir apresentamos alguns desses benefícios, que levarão seu empreendimento a obter uma maior lucratividade e organização, confira:

Evite riscos desnecessários

No cenário atual de informatização dos processos, o nível de detalhe dos órgãos fiscalizadores no confronto das informações prestadas pela empresa, tem permitido a identificação de erros de forma mais ágil dentro das organizações. Dessa forma, uma assessoria contábil especializada vem com a missão de minimizar significativamente seus riscos fiscais, prestando orientações societárias, fiscais e tributárias, particulares ao seu negócio, como também, garantindo o cumprimento das obrigações legais em parceria com a empresa, que tem um papel extremamente importante, de adequação às normas e disponibilização das informações para a contabilidade.

Melhore o potencial do seu negócio

Em um país como o Brasil, com uma elevada carga tributária, a sobrevivência de uma organização no mercado demanda que ela esteja em sintonia com a contabilidade. Por meio desse trabalho em conjunto, a contabilidade contribui com possíveis economias tributárias, como exemplo, multas que podem chegar a 100% do valor do tributo deixarem de existir. Essa economia gerada, poderá ser aplicada em investimentos que tragam uma maior alavancagem ao potencial do seu negócio. 

Amplie a visão do seu desempenho

O sucesso na atuação do empreendedor não depende apenas do amor e desejo em executar sua atividade de petshops com excelência, mas depende também, de suas decisões e estratégias empresariais.

A contabilidade surge nesse cenário, com intuito de ampliar a visão do seu negócio de pets. Por meio de análises minuciosas, uma contabilidade especializada pode indicar como seu empreendimento vem progredindo ao longo de sua trajetória, pontuar deslizes que a mesma vem cometendo, assim como também interpretar a posição patrimonial da organização, proporcionando uma visão complementar para que sua a empresa conquiste os resultados almejados. 

Terceirize suas obrigações

Ao contrário do que muitos empreendedores costumam pensar, hoje em dia sua contabilidade não precisa mais ser executada internamente, demandando de uma estrutura administrativa a mais dentro de sua organização. Escritórios contábeis especializados estão cada vez mais presentes no mercado, buscando atender as demandas do novo empreendedorismo.

Por meio de uma terceirização contábil, um escritório especializado pode cuidar das suas obrigações contábeis remotamente, disponibilizando ao contratante todas as informações que ele precisa saber, seja de forma física ou digital.

Bom, como você já entende que o sua organização é um investimento que merece a devida atenção contábil, é importante contratar um serviço de contabilidade para petshop eficiente, que entenda o seu negócio da melhor forma e faça com que você também compreenda como a empresa tem se comportado financeiramente, abrindo um leque de possibilidades para seu aprimoramento, desenvolvimento e consequentemente promovendo lucratividades ainda maiores em seu petshop. Desejamos sucesso em seu projeto voltado aos pets e conte com nosso time, que poderá auxiliá-lo no que precisar.

Contabilidade em Recife

Compartilhe em:
Notícias
Home