Em meio a diversas mudanças no contexto socioeconômico de nosso país, entender como funcionam as movimentações no fluxo de caixa é muito importante, com isso preparamos um artigo que irá te mostrar alguns erros que prejudicam o seu fluxo de caixa.
O controle do fluxo de caixa é de extrema importância para uma empresa se manter estável e saudável no mercado. É muito importante dizer que nenhuma empresa é capaz de sobreviver sem um preparo adequado e estruturado. Pode parecer uma grande bobagem, mas a realidade é que a gestão de finanças de algumas empresas é altamente falha, e este é um dos maiores fatores que faz com que muitas corporações quebrem em nosso país.
Pensando nisso, nós preparamos 5 de sinais que mostram que a sua empresa não está com o fluxo de caixa de maneira adequada.
1 – Falta de acompanhamento diário
Um fluxo de caixa deve ter acompanhamento diário, não analisar os dados diariamente é um dos grandes erros fatais dentro de algumas gestões empresariais. Tem quem ainda questione o motivo da análise ser diária, a resposta para isso é lembrar que quanto mais detalhista o seu fluxo for, mais qualificadas e confiáveis serão as informações financeiras da sua empresa.
2- Falhar no controle das vendas
Os recebimentos devem ser listados, assim como os pagamentos de um fluxo de caixa, eles podem ser relacionados de acordo com a sua origem de entrada, por exemplo: Vendas à vista, vendas a prazo ou vendas no cartão.
Existem inúmeras formas de recebimento que uma empresa pode possuir e alguns deles são:
- Boletos Bancários
- Dinheiro
- Cartões de crédito
- Cheques
A assertividade no controle de vendas é algo extremamente fundamental para todo e qualquer fluxo de caixa que queira se manter saudável.
As vendas e o faturamento de uma empresa funcionam como um norte para o negócio, o acompanhamento periódico é indispensável para conseguir saber se você está crescendo.
3 – Confundir as vendas com os recebimentos da empresa
Um erro muito grave, mas que infelizmente é muito comum, é o erro de confundir vendas com os recebimentos, lançando todos os itens vendidos como receitas. Isso pode e sem dúvida irá gerar um problema grande no financeiro da empresa.
4 – Não utilizar categorias de receitas
Em um fluxo de caixa é necessário que a instituição seja bem detalhista, mas muitas vezes isso não acontece. Dividindo somente os itens dos processos de pagamentos e recebimentos não será o bastante para prover uma gestão financeira totalmente completa.
Dessa forma, é necessário que na hora de construir um fluxo, sejam desenvolvidas categorias para descrever cada um dos itens pagos, como por exemplo: Custos referente aos colaboradores, custos com reparos e manutenção do estabelecimento e aluguel.
É muito importante que a empresa categorize os recebimentos e pagamentos para que a mesma consiga desenvolver uma análise detalhada e bem estruturada.
5 – Ignorar o uso de tecnologias
Atualmente a tecnologia está entre nós para facilitar e ajudar o empreendedor em centenas de funções. Para aqueles que empreendem, mas correm da tecnologia, podemos classificar a atitude como antiquada e despreparada de conhecimento. Fugir da tecnologia é algo falho na gestão de uma empresa.
A inovação permite reduzir custos, melhorar a organização de processos e tornar a sua empresa mais ágil em uma série de aspectos.
Saiba algumas vantagens de se trabalhar utilizando tecnologias mais modernas:
- Otimiza o tempo
- Redução de custo (contratação de funcionários para realizar tarefas)
- Oferece mais produtividade para os processos
Depois de ter lido este artigo espero que a partir de agora você consiga evitar erros em seu fluxo de caixa, mesmo assim se precisar de uma ajudinha para solucionar os erros nós podemos te ajudar, saiba mais clicando aqui.