cellphone
+ 55 81 3366-2600
E-mail
jfs@jfsauditores.com.br
erros contábis

Como eliminar erros no financeiro e contábil?

Compartilhe em:

Os erros no financeiro e contábil infelizmente ainda são muito comuns nas empresas. Mediante a esta situação, esses erros ocorrem por conta da rotina diária de um profissional de contabilidade, todos os dias são agitados, com a necessidade de lidar com diversos tipos de clientes, tipos de tarefas e processos. Nem mesmo o apoio de lembretes e anotações é capaz de solucionar os problemas que vem surgindo com o acúmulo de atividades do dia a dia.

Para piorar a situação, muitas vezes quem exerce a função não possui a experiência adequada, aumentando ainda mais as chances de equívocos nos processos.

Através destas necessidades, desenvolvemos este material para auxiliar você a eliminar de vez as inconsistências entre financeiro x contábil.

Evite ao máximo os erros em emissões de notas fiscais

Um dos fatores que mais prejudica em um fechamento empresarial é a emissão de notas fiscais erradas, alguns fatores como o preenchimento de campos relacionados ao PIS, ISS e COFINS são essenciais para a emissão de uma nota fiscal eletrônica, porém neste tipo de processo é muito comum encontrar falhas, ainda mais quando estas funções são realizadas por pessoas que não possuem muito conhecimento.

É importante que as empresas tomem um cuidado maior para não ter que pagar por impostos indevidos e multas em funções de erros com relação ao preenchimento incorreto.

Para evitar situações desagradáveis, as entidades podem optar por sistemas de gestão contábil que sejam modernas, abrangentes e adequadas às exigências existentes através dos processos.

Erros no pagamento de agendas 

O pagamento de salários e tributos é algo que deve ser feito com extrema organização. Caso não exista, os lançamentos, a geração das guias de pagamentos e consequentemente os atrasos vão gerar problemas que podem se acumular de uma maneira considerável, acarretando em uma gigante e problemática bola de neve para a empresa.

Uma forma de evitar esse tipo de situação com eficiência é através da adição de sistemas contábeis dentro da instituição. É ideal trabalhar com ferramentas capazes de interagir com os lançamentos da folha de pagamento, controle patrimonial e escriturações fiscais para garantir a funcionalidade.

Outra ação que pode ser realizada é a criação de uma agenda tributária de pagamentos internos. É preciso unir as obrigações fixas e mensais da empresa, assim como a própria folha de salários e as datas de vencimentos de impostos.

Desorganização de arquivos

Dentro de uma empresa a desorganização em qualquer setor pode gerar uma série de transtornos e problemas totalmente graves. A desorganização em arquivos pode contribuir em problemas como a duplicidade de lançamentos, trocas de contas ou até mesmo apropriações em centros de custos errados.

Quando o assunto são documentações, o cuidado da empresa deve ser triplicado. É necessário que todos os documentos fiscais sejam guardados devidamente, pois é através deles que se comprova que o está declarado é verdadeiro.

Erros de cálculos

Um erro muito frequente é a realização de cálculos, muitas vezes dentro das empresas quem realiza os cálculos são os próprios gestores e não uma equipe especializada. Os erros são condições humanas, qualquer pessoa está sujeita a cometer um erro, até mesmo os mais qualificados.

É necessária uma equipe especializada e profissional ao lado da empresa para que os processos sejam realizados de forma profissional, por pessoas que compreendem os métodos e estejam acostumados com a atividade.

Quando uma empresa persiste em erros, muitas vezes acaba fazendo o “tiro sair pela culatra”, pois quando os problemas acontecem não há como evitar o gasto e prejuízos que a empresa irá enfrentar.

Ter um profissional ao lado é a melhor solução

Mesmo com todas as etapas sendo feitas com atenção, cuidado e dedicação, se a empresa não possuir um profissional da área para auxiliar, o procedimento pode se perder e se tornar mais difícil para a melhoria da corporação. Com um profissional da área apoiando a empresa, o gestor responsável pode oferecer sua concentração em atividades que possui mais conhecimento e aptidão. Além disso, o apoio profissional pode eliminar uma série de burocracias e fornecer mais velocidade ao processo de atividades em sua empresa.

Compartilhe em:
Notícias
Home