cellphone
+ 55 81 3366-2600
E-mail
jfs@jfsauditores.com.br
Contabilidade para advogados

Qual a importância da contabilidade para advogados?

Compartilhe em:

A contabilidade para advogados não é uma novidade, e pode ser tornar uma forte aliada  para quem se utiliza dela, já que através do trabalho de uma contabilidade qualificada, o escritório de advocacia consegue não apenas se manter estável economicamente, mas também favorável  a novos investimentos e tomadas de decisão que podem influenciar no futuro financeiro do negócio.

Mesmo a contabilidade sendo algo de extrema importância, alguns advogados não possuem a expertise necessária para comandar o negócio, podendo trazer diversos problemas. Pensando nisso, preparamos este artigo com o intuito de manter você  advogado bem informado sobre como a contabilidade pode ajudar o seu escritório e quais problemas ele pode enfrentar se não tiver um serviço contábil eficiente, confira abaixo:

O que é a contabilidade para advogados?

Sendo um serviço público com função social, o mercado de advocacia se encontra estabilizado e em busca de inovações para que consiga se manter relevante e ágil dentro das suas tarefas jurídicas, o que torna necessário que todos os setores de um escritório de advocacia também estejam em constante evolução para o melhor funcionamento do empreendimento, sendo a contabilidade um desses setores.

Com o auxílio de uma contabilidade, o advogado responsável pelo escritório pode se manter focado em suas tarefas jurídicas, enquanto a contabilidade executa todos os processos para uma observação efetiva das movimentações financeiras, resultando em demonstrações contábeis acessíveis para o gestor do negócio, que a partir delas, pode tomar decisões importantes para o empreendimento.

Estudando o patrimônio do ponto de vista econômico e tendo uma visão mais apurada sobre os lucros ou prejuízos do escritório, a contabilidade para advogados busca exibir a correta representação do patrimônio que o advogado responsável possui, elaborando um balanço patrimonial que possa demonstrar de forma gráfica e acessível como se encontra o patrimônio do negócio.

No caso de não haver uma contabilidade presente em seu escritório de advocacia, problemas financeiros podem começar a se tornar recorrentes dentro da rotina monetária, o que com certeza não é o cenário ideal para o advogado que busca se manter relevante e dentro da conformidade legal, por isso, um serviço de contabilidade é extremamente importante para o desenvolvimento financeiro de sua instituição jurídica.

Qual a importância da contabilidade para advogados

Problemas sem uma contabilidade

Como já citado acima, sem uma contabilidade o seu negócio fica vulnerável a problemas fiscais e contábeis que possam acontecer em seu escritório podendo até levar o negócio a falência. Alguns advogados por não terem ciência do que a contabilidade pode oferecer ao seu negócio, tomam  decisões que podem prejudicar o desenvolvimento financeiro do escritório. Analisando todo este cenário, trouxemos alguns problemas que você pode ter em seu escritório caso ele não tenha uma contabilidade. 

Falta de autonomia

Tendo que lidar com diversos processos e obrigações jurídicas, o advogado acaba não tendo tempo para cuidar da sua parte contábil, fazendo com que o mesmo não se envolva com os processos e obrigações contábeis não tendo assim  controle financeiro do negócio. Com a falta de atenção necessária e caso o administrador não tenha uma contabilidade, o advogado acaba criando um grande potencial para problemas fiscais, o que pode gerar a falta de conformidade legal no negócio, ocasionando a dificuldade de transparência financeira do empreendimento.

Desorganização financeira

Você pode até mesmo querer cuidar das suas próprias obrigações contábeis, porém, sem a expertise necessária, o advogado responsável pelo escritório pode acabar virando o grande inimigo do seu próprio negócio, já que sem a visão qualificada, o empreendimento não consegue ter as suas movimentações financeiras sendo analisadas de forma específica, criando riscos fiscais que o advogado responsável não pode prever ou até mesmo resolver, dificultando a longevidade do escritório.

Falta de progresso financeiro

Caso não haja uma organização financeira no seu negócio, a estagnação acaba se tornando algo real, já que sem uma demonstração contábil sobre o seu patrimônio, ficará difícil saber quais decisões precisam ser tomadas em relação ao escritório, fazendo com que o seu negócio não consiga se desenvolver financeiramente, consequentemente ficando sem investimentos para melhorias internas, como contratações de profissionais qualificados e melhorias na infraestrutura.

Problemas com riscos fiscais

Quando não se tem um controle especializado sobre o que acontece em seu escritório, obrigações e tributações acabam sendo deixadas de lado, fazendo com que impostos específicos fiquem sujeitos a falta de pagamento, o que resulta na criação de riscos fiscais. Multas e sanções  não fazem bem prejudicam não só seu escritório, mas também a sua imagem, já que estando fora da conformidade legal, a empresa acaba não sendo bem vista no mercado, o que pode resultar na falta de credibilidade e atração de clientes.

Agora que você já compreende a importância da contabilidade para advogados e quais impactos o escritório de advocacia pode ter caso não tenha uma contabilidade, é hora de repensar e contratar a terceirização contábil, que além de ser econômica contribuirá positivamente para o crescimento do seu negócio. 

Contabilidade digital para advogados em Recife

José Vitor
Compartilhe em:
Notícias
Home