Qual a diferença entre Auditoria Contábil e Financeira? – JFS
Qual a diferença entre Auditoria Contábil e Financeira?

Auditorias são um assunto muito sério para toda e qualquer corporação, essa ação requer um esforço muito grande das empresas para estarem dispostas a passarem por análises e mudanças em seus processos internos. Existem vários tipos de auditorias, algumas mais comuns que outras, porém 2 delas são muito conhecidas pelas corporações, são elas: Auditorias contábeis e Financeiras.

Essas duas ações de auditoria são para finalidades opostas para cada uma das necessidades em que a corporação estiver em busca. Através deste material iremos falar sobre a diferença e característica de uma auditoria contábil e financeira. Continue lendo nosso conteúdo!

 

Auditoria Contábil

A auditoria contábil é um processo de análise e a verificação de demonstrações da contabilidade de uma empresa, tem como objetivo provar os processos e métodos contábeis estão sendo realizados.

 

Além disso, as técnicas e os métodos utilizados em auditorias contábeis permite identificar irregularidades que podem estar acontecendo dentro das corporações, informações desencontradas e muito mais. É uma forma de prevenir e identificar falhas dentro das empresas!

Os processos em uma auditoria contábil possuem um determinado período para a verificação dos documentos contábeis, sendo possível, analisar por completo as informações e dados elaborados pela organização em um período específico.

Um ponto importante a ser destacado é que auditorias contábeis são nada mais, nada menos que instrumentos para a verificação voltada para aqueles que desejam investir em corporações. Isso permite conhecer com transparência os dados que são divulgados por eles.

Outra característica de auditorias contábeis é através do reconhecimento e na avaliação dos componentes patrimoniais, é utilizando geralmente nos processos de aquisição, incorporações ou até mesmo em dissoluções de sociedades de empresas.

Dos principais objetivos de uma Auditoria Contábil, se destacam:

° Realizar analises de registros contábeis para a comprovação de informações exatas do patrimônio; 

° Identificar eventuais falhas ou fraudes encontradas nos processos contábeis encontrados;

° Realizar a verificação do controle interno aos registros contábeis;

° Oferecer sugestões de melhorias das principais normais fiscais, contábeis e legais; 

Mesmo as auditorias sendo consideradas obrigatórias para corporações que possuem um capital aberto ou em algumas situações específicas, podem ser realizadas pelas empresas de maneira facultativa. Ou seja, é uma maneira de manter detalhadamente os registros adequados e demonstrações contábeis.

 

Auditoria Financeira 

A auditoria financeira é uma prática que tem ganhado cada vez mais o seu espaço dentro das organizações e vem sendo realizada como uma base nos processos de decisão a serem tomadas pelas empresas.

 

De uma maneira mais resumida, a auditoria financeira é um espaço da contabilidade que possui responsabilidade de conferir, sistemáticas e imparcialmente, a veracidade dos registros feitos pela área financeira de uma corporação.

Dessa forma, uma auditoria financeira passará a verificar a existência de possíveis problemas e riscos em qualquer atividade financeira presente na organização, enxergando as ocorrências, o momento exato que aconteceu a ação e apresentar soluções práticas para o caso.  

Todos os processos de auditorias devem ser realizados de maneira legal e dentro dos padrões estipulados pela lei. Normas éticas das quais a empresa deve respeitar!

As auditorias financeiras podem ser comparadas com uma espécie de controle de qualidade, uma vez que auxilia os mecanismos que fornecem maior segurança acerca do estado financeiro das empresas.

Os objetivos principais de uma auditoria financeira:

° Através de uma auditoria financeira é possível identificar erros, riscos e fatos contábeis que podem estar afetando o patrimônio de uma determinada corporação;

° Monitorar minuciosamente as entradas e saídas de valores, para que seja possível desenvolver estratégias de otimização de recursos;

° Realizar avaliações de todas as atividades que envolvam a parte de (pagar e receber)

 

Auditoria Contábil X Auditoria Financeira

Muitos dizem e tratam a auditoria contábil e financeira como sendo a mesma coisa. Mas na realidade, existem certas diferenças na aplicação de ambos termos de auditorias.

° Auditoria Contábil: Trata de avaliar demonstrações contábeis, utilizando técnicas e procedimentos para apurar a exatidão de registros contábeis em uma corporação.

° Auditoria Financeira: Avalia se os valores monetários estão sendo registrados corretamente e se estão de acordo com os registros realizados. 

Agora você já consegue identificar a diferença de ambos os tipos de auditorias que existem. A JFS Auditores pode auxiliar a sua empresa em toda e qualquer situação auditiva em que ela necessitar. Entre em contato conosco e saiba mais do que podemos realizar por sua corporação.

 

Consulte nossos estrategistas e saiba como podemos melhorar seus resultados fale conosco
Política de privacidade