cellphone
+ 55 81 3366-2600
E-mail
jfs@jfsauditores.com.br
O que é BPO Financeiro e quais os seus benefícios

O que é BPO Financeiro e quais os seus benefícios?

Compartilhe em:

O BPO Financeiro surge com a função de terceirizar os serviços de finanças de uma empresa, atividade que bem desempenhada, apesar de não fazer parte do core business, traz vantagens que acabam promovendo grande economia para seu negócio. Contando com um serviço especializado e de alto rendimento, as pequenas e médias empresas que adotam o serviço de BPO financeiro acabam mergulhando numa era de inovação e economia, potencializando investimentos em outras áreas. Entenda mais sobre o BPO e seus benefícios através deste material que preparamos para você.

Afinal, o que é BPO?

BPO é a sigla abreviada da expressão Business Process Outsourcing, que significa em sua tradução a terceirização de processos de negócio, especificamente um serviço voltado para área de gestão financeira de uma organização.

Com objetivo de otimizar e garantir o bom funcionamento de processos, o sistema de práticas financeiras eficientes surge através das necessidades que as organizações têm ao realizar seus procedimentos de gestão do contas a pagar e a receber, conciliações bancárias, disponibilização rápida e prática das informações financeiras para contabilidade, entre outras rotinas. Além da otimização do tempo, este tipo de serviço proporciona às empresas diversos benefícios, que podem resultar em outros investimentos. Confira alguns deles:

Maior flexibilização interna

Com um setor físico à menos dentro da empresa, o gestor consegue se empenhar em diversas outras funções, fazendo com que a sua produtividade e variedade ganhem força, voltando sua atenção para o que realmente importa.

Controle e redução de custos operacionais

O curso de uma contratação exige custos que podem ser reduzidos, eliminando estes gastos e mantendo apenas a infraestrutura necessária, com isso você consegue ter um corpo de colaboradores compacto e imersos em tarefas estratégicas da organização.

Custo X Benefício

Levando em consideração que você provavelmente pode não ter pessoal suficiente ou até mesmo qualificado para a função, por que manter os processos de forma que você não consegue controlar e evoluir? A precificação justa do serviço que a própria JFS oferece, faz do BPO Financeiro a melhor escolha em custo benefício para o gestor, que visa se sentir seguro e focado apenas no que importa, a gestão do negócio.

Aumento de eficiência

Por meio de boas práticas financeiras e serviços que possam controlar da melhor forma o fluxo contábil, a eficiência se torna comum dentro da empresa, gerando eficácia e priorizando a agilidade das relações econômicas que a organização possui.

O que compõe o BPO Financeiro?

Para que uma estrutura funcione bem, as engrenagens dentro dela precisam girar de forma fluída, e no sistema de BPO Financeiro não é diferente, pois existem pontos vitais que fazem do processo algo totalmente funcional para seu negócio. Conheça abaixo:

Processos bem definidos – O entendimento da empresa que contrata o serviço de BPO Financeiro precisa ser pleno, já que esta passará a ter total controle dos processos financeiros da empresa contratante. Por isso, as informações dos serviços prestados devem ser sempre transparentes, visando o entendimento de ambas as partes sobre seu funcionamento.

Investimento em tecnologia – Ferramentas e softwares que otimizam a prestação de serviço são de grande importância dentro da evolução de qualquer empresa, a JFS por exemplo, entende que a funcionalidade precisa ser plena quando se trata de responsabilidade financeira, adotando uma plataforma completa e responsiva, que atende ao mercado atual.

Equipe especializada – Neste serviço o contratante conta com uma equipe totalmente capacitada que estará à sua disposição para realização dos procedimentos relacionado à sua empresa, fazendo com que o funcionamento das atividades financeiras seja pleno, livrando assim seu contratante de possíveis riscos.

Quais serviços o BPO oferece?

Definindo bem os processos e usando o próprio serviço de BPO Financeiro da JFS como exemplo, listamos algumas funcionalidades que farão parte da rotina de sua empresa:

Cadastro de pagamentos nos sites bancários -Todos os boletos e contas do cliente/empresa passam a ser cadastrados pela empresa contratada.

Cobrança telefônica e via e-mail ativa da carteira inadimplente – Com isso o cliente não precisa se preocupar em entrar em contato com o cliente, já que a empresa contratada realizará essa função.

Emissão de notas fiscais – Faturamento de vendas e contratos, emissão de boletos bancários e recebimentos de documentos.

Controle de contas a pagar – Administração de pagamento a fornecedores, funcionários e gestão de contas de consumo.

Controle de contas a receber – Atualização de recebimentos e manutenção do fluxo de cobrança.

Emissão de faturamento dos clientes da contratante – Emissão de notas fiscais dos serviços prestados ou mercadorias vendidas.

Criação, desenvolvimento e envio dos relatórios de clientes faturados –  Criação de relatório do faturamento mensal do contratante.

O que é BPO Financeiro e quais os seus benefícios?

Por que adotar o BPO em minha empresa?

É compreensível que a empresa tenha a mentalidade de se concentrar apenas no que faz de melhor, então é bem comum que os funcionários sejam todos especializados nas atividades que fazem a empresa produzir, porém, com isso vem a falta de pessoal com a expertise em finanças/contabilidade, o que faz com que a terceirização financeira seja ideal para a sua organização.

Nem sempre o CEO ou gestor tem o entendimento necessário do que poderia melhorar financeiramente dentro do seu empreendimento, já que está muito ocupado com as diversas atividades estratégicas da organização.

Em outro exemplo, você pode ter o pessoal do setor financeiro em número suficiente, mas, se eles não forem capacitados para a distribuição de tarefas financeiras aliadas às técnicas contábeis, que a JFS proporciona aos seus clientes, riscos fiscais tornam-se realidade, não compensando o custo x benefício. Lembre-se, o BPO não só traz um preço justo, mas também diversos serviços eficientes ao seu contratante.

Ao contratar um serviço de BPO eficiente, uma equipe especializada financeiramente fica responsável por entender suas limitações e ir além delas, transformando problemas em vantagens monetárias ao longo do seu tempo de serviço.

A equipe que compõe o serviço de BPO Financeiro da JFS entende que as empresas precisam de serviços de qualidade, com o melhor controle e conformidade legal, por isso, executamos funções inteligentes e baseadas em boas práticas financeiras, visando a competitividade que o empreendedor precisa ter no mercado.

Compartilhe em:
Notícias
Home