A tecnologia no departamento pessoal se faz presente e necessária nos dias de hoje, cada vez mais empresas se adaptam às evoluções que o mundo corporativo precisa, afetando até mesmo o departamento pessoal, que mesmo sendo um setor burocrático, precisa de agilidade e resoluções práticas.
É compreensível que dúvidas se criem por falta de entendimento sobre o mundo tecnológico e como ele pode ajudar no desenvolvimento do departamento pessoal, pensando nisso, decidimos elaborar este material que ilustra o porquê da tecnologia ser tão importante no departamento pessoal de hoje e como pode beneficiar tanto a empresa, quanto o colaborador. Confira:
Por que a tecnologia é tão importante no departamento pessoal?
Sendo o departamento pessoal um ponto que exige alta performance dentro da empresa, é necessário que os processos se tornem cada vez mais exatos e práticos, visando o melhor desenvolvimento deste setor, responsável por diversas tarefas corporativas de grande importância.
A tecnologia que a era atual proporcional consegue criar exatidão e praticidade em diversos segmentos, no departamento pessoal não é diferente, pois gera a clareza necessária nos processos, trazendo uma segurança necessária para o desenvolvimento do departamento pessoal dentro da empresa, fazendo com que o setor se torne muito mais produtivo do que já é.
A melhora do cumprimento de prazos e redução do retrabalho são apenas algumas das vantagens que se criam a partir do uso de tecnologia dentro do departamento pessoal, pois como já dito, tendo um processo mais rápido e exato, você com certeza não precisará se preocupar com a entrega de alguma documentação que seria feita de forma lenta ou revisar o que já foi feito por incerteza da geração de dados.
O sistema eSocial(que em breve passará por algumas mudanças) é um exemplo claro de inovação dentro do setor, sendo um sistema que reúne diversos serviços em uma só plataforma que é diretamente ligada ao governo de forma que todas as informações que envolvem o trabalhador sejam atualizadas em tempo real. Mesmo sendo obrigatório desde 2018 para qualquer empregador, independente do faturamento anual, o sistema de escrituração vem evoluindo com o tempo e recebendo atualizações que prometem melhorar seu funcionamento.
Se antes o colaborador não tinha noção sobre o que se passava por trás da burocracia que o envolve, agora ele tem, pois o eSocial tem o poder de criar uma ponte entre o departamento pessoal e o funcionário, facilitando a distribuição de informação e gerando benefícios mútuos.
A automatização no departamento pessoal
O mundo está cada vez mais automatizado, visando cada vez mais praticidade e agilidade em seus resultados. A automação transforma práticas mecânicas e repetitivas em soluções simples que se resolvem em questão de segundos, reduzindo seus custos e retrabalhos.
Práticas manuais precisam ser automatizadas, pois criam agilidade e exatidão na mesma medida, fazendo com que os processos se tornem cada vez mais seguros e práticos. Entenda como a automação pode influenciar de forma positiva o seu departamento pessoal:
Automação da folha de ponto
O departamento pessoal precisa de exatidão para que possa dar continuidade aos seus processos de forma segura. Com a automação do serviço de registro de ponto, é permitido saber com exatidão a marcação do registro de ponto do funcionário, trazendo informações exatas e em tempo real.
A prevenção de fraudes no registro de ponto também é um dos benefícios dessa automação. Uma folha de ponto pode ser facilmente burlada por algum colaborador mal-intencionado, porém, com o uso do ponto biométrico, por exemplo, a exatidão do horário se faz presente, livrando o gestor de preocupações desnecessárias.
Automação da folha de pagamento
Imagine só você, com a responsabilidade de criar diversas folhas de pagamento diferentes para centenas de empregados e precisando buscar informações sobre cada um em diferentes lugares…complicado, não?
Seus problemas podem acabar caso você utilize um banco de dados centralizado e automatizado, onde todas as informações dos funcionários serão geradas e enviadas diretamente para sua folha de ponto, tendo uma integração com o sistema financeiro da empresa.
Benefícios para ambos os lados
Por muitas vezes o colaborador da empresa se pega enfrentando situações críticas até mesmo antes de ingressar na instituição, pois o processo manual utilizado na empresa não consegue admiti-lo de forma rápida e exata, já que além do procedimento ser ultrapassado, não consegue gerar dados suficientes, dificultando a objetividade do processo.
O mundo corporativo vem se adaptando às novas tecnologias, e reinventando a maneira de fazer antigas atividades e serviços, um exemplo claro disso é a carteira de trabalho digital, uma criação do governo federal, que visando modernizar o acesso às informações da vida profissional do trabalhador trouxe consigo facilidades que permitem ao colaborador visualizar todas as suas experiências profissionais de forma prática e rápida.
Outros exemplos de tecnologias utilizadas hoje em dia a favor do departamento pessoal e do trabalhador são encontradas no Saldo do FGTS para aplicativo móvel e o site do Meu INSS, plataformas que disponibilizam inteiramente online todos os registros necessários para que o colaborador obtenha em tempo real todas as informações necessárias, dispensando ainda mais a burocracia que teria em ter que consultar o departamento pessoal.
Como pudemos observar ao longo do texto, o departamento pessoal perdeu parte de sua imensa burocracia e ganhou diversas oportunidades de se reinventar, gerando benefícios não só para ele próprio, mas também para o colaborador, benefícios esses que refletem no no desenvolvimento empresarial das organizações. Por isso, é importante que os envolvidos no setor do departamento pessoal das organizações, repensem a maneira de trabalho e analisem como a tecnologia poderá ajudar no seu dia a dia.