cellphone
+ 55 81 3366-2600
E-mail
jfs@jfsauditores.com.br

Como funciona a contabilidade digital?

Compartilhe em:

A contabilidade digital surge como uma nova maneira de se enxergar às movimentações contábeis, utilizando-se de softwares e conexão com a internet, gerando maior exatidão e velocidade em seus processos que são todos automatizados. A contabilidade digital tem sido uma grande aquisição para quem a contrata, pois alguns gestores costumam ter dúvidas sobre seu funcionamento e suas diferenças em relação a contabilidade tradicional. Pensando nisso, preparamos este artigo que explica a contabilidade digital e quais são os seus benefícios, confira:

O que é a contabilidade digital?

Antes da contabilidade digital, as empresas costumavam ser adeptas ao sistema tradicional de contabilidade, onde as demonstrações contábeis eram trazidas presencialmente em forma de uma grande papelada que precisava ser digitalizada para um sistema contábil não tão avançado, ou então, simplesmente arquivada, ocupando um espaço físico que poderia ser utilizado para outras demandas da empresa. 

Porém, com o avanço da  internet, a contabilidade se adaptou ao meio tecnológico e trouxe aos seus clientes muito mais inovação, praticidade e agilidade em seus processos, se tornando cada vez mais digital. A contabilidade digital surgiu em meados de 2015 com a função de automatizar os processos contábeis trazendo maior velocidade e exatidão nas demandas da contabilidade, resultando em uma maior autonomia para os seus clientes.

Por meio de uma conexão com a internet e um software designado para as obrigações contábeis, a contabilidade digital pode executar diversos processos em questão de segundos, otimizando o tempo e os recursos não só da contabilidade, mas também de seus clientes, que agora podem se preocupar apenas com o seu core business, sem a necessidade de se envolver em processos burocráticos.

O que é contabilidade digital?

Benefícios da contabilidade digital

A contabilidade digital não representa apenas mudanças, mas também benefícios que refletem no gestor contratante de um serviço de contabilidade, o que pode resultar em um desenvolvimento empresarial muito mais seguro e duradouro, já que as suas movimentações financeiras estarão sendo acompanhadas e exibidas por meio de softwares que buscam simplificar todos os processos. Abaixo, listamos alguns benefícios que você pode ter com a contratação de uma contabilidade digital, confira:

Eliminação de trabalho manual

Com auxílio da internet e um software desenvolvido especificamente para a execução de processo contábeis, a contabilidade digital consegue trazer ao cliente tudo que ele precisa saber, sem precisar gerar a grande montanha de papéis que posteriormente teriam seus dados digitalizados para algum sistema, o que não é aconselhável para empresas que buscam otimizar os seus processos.

Exatidão e agilidade nos processos contábeis

Ter uma automatização eficiente significa não ter mais preocupações em relação a exatidão  dos seus relatórios, já que a automação de processos robóticos consegue executar todo o processo de forma exata, sem a interferência de possíveis erros e humanos e aprimorando o seu funcionamento através de Machine Learning, que faz com que o software aprenda cada vez mais com seus possíveis erros e diminua ainda mais a taxa da probabilidade de erros nos processos.

A automação não traz apenas exatidão, mas também velocidade aos procedimentos, permitindo que não só a contabilidade tenha maior otimização de tempo e resultados, mas também o cliente contratante em relação ao seu tempo, podendo se organizar da melhor forma possível para o seu core business.

Maior custo-benefício

Você pode até mesmo ter um setor contábil que funcione, mas por que ficar tendente a erros manuais? Com o RPA ou Robotic Process Automation, os processos se tornam inteiramente automatizados e com uma taxa de erros quase nula, permitindo assim, que o gestor possa reformar o setor contábil e torná-lo mais assertivo, gerando mais lucro não apenas em relação ao capital humano, mas também às movimentações financeiras, que estarão mais seguras e livres de riscos fiscais.

Maior autonomia e mobilidade

Hoje o mundo funciona cada vez rápido e o meio empresarial precisa se adaptar à essa velocidade, portanto, o administrador precisa estar atualizado sobre as obrigações contábeis do negócio sem a necessidade de uma reunião presencial. Com a ajuda dos softwares utilizados pela contabilidade digital, o gestor consegue se manter informado de qualquer lugar, tendo apenas que  estar conectado à internet. Aplicativos como o Gestta criam pontes entre as empresas e suas contabilidades, facilitando a comunicação através do disparo de e-mails com os balancetes já finalizados.

Melhore a performance financeira

Reunindo todos os benefícios acima, podemos compreender que não só o mundo empresarial tem ganho com essa automação, mas também o próprio cliente, que pode ter todos esses benefícios na palma da mão, basta contratar um serviço de contabilidade confiável e ter acesso a internet, livre de barreiras burocráticas. Com suas movimentações financeiras mais seguras, exatas e disponíveis em qualquer lugar que você desejar, fica muito mais fácil tomar decisões para o seu negócio, facilitando a lucratividade e melhorando cada vez mais o seu desempenho empresarial.

Agora que você já conhece não apenas sobre a contabilidade digital mas também sobre os  benefícios que ela pode trazer para o seu negócio, é importante que você se atente ao valor que ela agrega ao seu negócio, trazendo maior agilidade e autonomia para o mundo empresarial, que exige cada vez mais inovação das empresas. Não fique para trás, se atualize com a contabilidade digital e melhore o seu desempenho contábil e financeiro de sua empresa.

José Vitor
Compartilhe em:
Notícias
Home