cellphone
+ 55 81 3366-2600
E-mail
jfs@jfsauditores.com.br

Como a tecnologia na contabilidade pode ajudar a sua empresa

Compartilhe em:

A tecnologia na contabilidade se mostra cada vez mais presente, já que os processos necessitam cada vez mais de automatização, exatidão e velocidade em níveis aceitáveis para o mercado atual. Empresas que terceirizam sua contabilidade costumam ter dúvidas sobre como novas tecnologias podem ajudar na otimização de processos contábeis como: demonstrações contábeis, balanços patrimoniais e conciliações bancárias. Entendendo as dúvidas do gestor que procura compreender melhor sobre como a tecnologia pode melhorar a contabilidade, elaboramos este artigo com o objetivo de ilustrar sobre como a tecnologia e suas ferramentas podem melhorar os serviços de uma contabilidade. Confira:

A tecnologia na contabilidade e o seu impacto empresarial

Se adaptar ao novo é sempre difícil, principalmente se estivermos falando sobre o mundo empresarial e tudo que o envolve. A mudança de um sistema manual para um digital, por exemplo, é algo difícil para o gestor que não tem envolvimento com os meios digitais. A tecnologia na contabilidade já é uma realidade que afeta diretamente o mundo corporativo. Gestores que não se adaptam à tecnologia podem tornar o modelo de seus negócios obsoletos, provocando crises que podem levar ao fim do empreendimento.

Sistemas cada vez mais automatizados têm sido desenvolvidos para que o setor contábil consiga gerar mais exatidão e agilidade em suas atividades, otimizando a lucratividade do gestor em um período de tempo menor. A tecnologia na contabilidade serve para que os seus processos se tornem ainda mais práticos,  já que o único objetivo é fazer com que a área contábil se torne mais eficaz através de tarefas automatizadas e precisas, melhorando o sistema contábil e todos os processo realizados através dele. 

Enquanto os processos se tornam cada vez mais automatizados, é ideal que o gestor se mantenha atualizado e acompanhe o crescimento exponencial da tecnologia nos mais diversos setores. Como já dito no início deste artigo, a  contabilidade necessita de exatidão e velocidade em seus processos para que os balanços patrimoniais sejam gradativamente mais precisos e entregues dentro do prazo, exigindo cada vez mais inovação tecnológica no meio contábil e fazendo com que cada vez mais sistemas sejam desenvolvidos pensando na atualização e praticidade dos processos contábeis. A falta de um sistema contábil atualizado pode resultar em problemas como:

– Burocracia nos processos

– Falta de clareza nos relatórios apresentados

– Déficit de flexibilidade

Como a tecnologia na contabilidade pode ajudar a sua empresa

Os benefícios da tecnologia na contabilidade

Problemas como os citados acima podem ser resolvidos de forma fácil e rápida. Com a devida atenção, é possível que a contabilidade seja potencializada por meio da tecnologia. Com o objetivo de melhor ilustrar essas melhorias, listamos alguns benefícios que você pode alcançar usando a tecnologia. Entenda:

Ganhe flexibilidade

Com os seus relatórios sendo disponibilizados de forma mais acessível, consequentemente você acaba criando uma mobilidade, já que não será mais dependente de nenhum objeto físico e estático. Papéis podem ser comprovantes, mas nem sempre podem estar junto com você ou serem emitidos instantaneamente. Do seu aparelho celular ou notebook, você consegue estar ciente das atividades contábeis que envolvem a sua empresa, mesmo estando em uma viagem longa, por exemplo.

Crie maior autonomia

Os seus relatórios precisam ser lidos de forma rápida e acessível, sem burocracias excessivas, por isso, aplicativos como o Gestta direcionam para o seu e-mail todos os arquivos referentes às suas movimentações financeiras logo após o término da análise contábil, livrando o gestor de problemas como requerimento de permissões e barreiras tecnológicas, tudo isso com alta segurança e agilidade, resultando em uma maior autonomia em relação aos seus relatórios.

Economize espaço interno

Com o advento da tecnologia, os bancos de dados estão cada vez mais avançados, contando com um espaço de armazenamento cada vez maior. A tecnologia na contabilidade consiste não apenas em trazer maior praticidade para seus processos, mas também otimizar outros setores da sua empresa. Programas de computador como o Holmes, por exemplo, vêm com a proposta de se ter um banco de dados sobre movimentações financeiras dos clientes, em uma plataforma de gestão eficiente de processos e documentos que concentra tudo em um só lugar, livrando o gestor de lidar com supostas montanhas de papel que podem facilmente se desorganizar com o tempo.

Tenha maior praticidade

Os processo contábeis podem ser bastante complicados para pessoas que não possuem a expertise necessária, por isso, novas práticas têm sido criadas com a intenção de cuidar da contabilidade de terceiros através da tecnologia. O Outsourcing Contábil, por exemplo, que nada mais é do que uma terceirização de serviços, se encaixa perfeitamente na contabilidade, fazendo com que o gestor não tenha que se preocupar com suas obrigações contábeis. Com um sistema de BPO Financeiro bem executado, a empresa consegue ter maior autonomia em suas tarefas, eliminando a burocracia em diversas funções. 

O mundo  está cada vez mais automatizado, os procedimentos também, não espere até o último segundo para começar a se adaptar. O mercado precisa de empresas inovadoras que tenham um diferencial competitivo, pois a era digital já é uma realidade dentro do mundo empresarial, onde os gestores precisam estar sempre um passo à frente em relação a inovação. O processo de adaptação a tecnologia na contabilidade pode ser difícil para o administrador que não está acostumado com automatizações, mas é necessário para que ele possa se desenvolver melhor nos dias atuais e consiga potencializar o seu setor contábil, o que pode resultar em um melhor desempenho empresarial. 

Contabilidade em Recife

José Vitor
Compartilhe em:
Notícias
Home