Entender o seu estoque é monitorar tudo o que entra e sai da empresa, acompanhar a validade dos produtos ou analisar os mais vendidos, são rotinas essenciais para que uma organização cresça de maneira organizada e sustentável. O controle de estoque é uma rotina que você, precisa utilizar de maneira estratégica para potencializar seu negócio, afinal seu produto é a engrenagem principal de suas empresa. Visando auxiliar da melhor forma você que busca melhorar a organização de seu estoque, listamos sete dicas importantes para que você melhore o gerenciamento de seu estoque deixando-o sempre organizado. Confira:
1 – Tenha controle das suas mercadorias
O primeiro passo para uma organização de estoque é conhecer melhor como o seu armazenamento funciona e quais cuidados devem se ter com o produto que você comercializa.
A validade é um dos fatores que mais importam no meio do comércio de produtos perecíveis, dividindo os produtos apropriados para consumo daqueles que perderam o período de comercialização e consumo. Deixar que esse tipo de produto se estrague e ainda passe para às mãos do cliente é um erro que você com certeza não quer cometer, por isso, mantenha um controle rigoroso sobre os produtos que estão próximos do vencimento.
Além da validade do produto, a temperatura na qual este produto está armazenado também é um fator que pode influenciar na sua qualidade, podemos citar como exemplo as mercadorias que precisam ser refrigeradas, caso esses produtos não se encontrem numa temperatura adequada, acabarão perecendo, gerando prejuízos que prejudicarão as vendas daquele item.
2 – Utilize a tecnologia ao seu favor
Para tornar sua rotina de estoque mais prática é importante se utilizar da tecnologia, que através de softwares trará diversos benefícios para seu negócio, como por exemplo: Diminuição do tempo gasto em uma determinada tarefa e até mesmo transformando rotinas que antes eram feitas manualmente em processos automatizados, que resultarão em maior praticidade e agilidade.
Adotar a identificação por código de barras pode ser um começo promissor, pois a rápida conferência de produtos e catalogação específica faz com que o seu estoque fique não só apenas organizado, mas também passe a contar com informações específicas sobre os produtos armazenados.
Os setores do sua empresa também podem ser integrados por meios da tecnologia, basta que seja usado um Sistema ERP, onde dados sobre armazenamento, quantidade e valores dos produtos poderão ser vistos num único local e em poucos cliques, tornando as demandas internas do time de vendas mais eficientes.
3 – Alinhe seu estoque às suas vendas
É essencial que você mantenha seu estoque alinhado com o time de vendas, para evitar situações na qual o cliente compre determinando produto acreditando que o mesmo tenha em estoque, sendo que fisicamente a quantidade desse produto se encontra esgotada, esse tipo de situação pode prejudicar o seu negócio fazendo com que os clientes não comprem nas próximas vezes com receio de que aconteça novamente.
Alinhando o seu estoque às suas vendas você tem a segurança de interligar os setores além de fazer com que seus vendedores tenham a certeza que o produto que consta no sistema também possui fisicamente.
4 – Tenha um estoque de segurança
Manter um estoque seguro é fundamental para o sucesso de sua empresa. Através do estoque de segurança você evita que prejuízos ocorram caso seus clientes queiram comprar produtos que não tenham em estoque.
O estoque de segurança ou inventário mínimo, tem a função de suprir as suas necessidades emergenciais, fornecendo o que você precisa naquele período até que se tenha a chegada de novos produtos, evitando assim que sua empresa deixe de realizar vendas porque os produtos não tinham em estoque.
5 – Realize o inventário de estoque anual
Através do inventário de estoque pode-se identificar, especificar e avaliar os produtos armazenados, realizando um verdadeiro pente fino e exibindo o que realmente anda acontecendo dentro do estoque da sua empresa.
O inventário de estoque anual precisa ser feito obrigatoriamente até o último dia do ano, nele a empresa informa ao SPED as informações contidas no inventário por razões de conformidade legal. Sendo o inventário uma prática obrigatoriamente anual e que busca a exatidão dos seus números, ele acaba se tornando uma ferramenta poderosa dentro do seu negócio, porém, é necessário que se faça um levantamento mensal, mantendo um controle das mudanças que acontecem no seu estoque.
6 – Contrate uma auditoria externa
Como já dito acima, o inventário de estoque é uma ferramenta muito importante dentro do seu negócio, pois através dele é realizado comparativos, capazes de entender com exatidão o que está fora de lugar, porém, mesmo que você tenha ciência dos números que compõem o seu estoque, uma auditoria externa precisa comprovar as informações perante o fisco.
Uma auditoria externa de estoque tem a função de comprovar a veracidade dos registros e informações sobre o armazenamento de uma determinada empresa, informando se o resultado das operações mostradas estão de acordo com as demonstrações fiscais apresentadas.
Empresas que realizam uma auditoria externa, conseguem ter mais transparência no mercado, além de ficarem despreocupadas com as informações prestadas ao SPED, pois a comprovação e veracidade desses dados já foi validada por uma empresa especializada no assunto, livrando o empreendedor de possíveis multas e sanções.
E aí, gostou das nossas dicas? Você sabia que a JFS realiza auditoria em estoques? Caso tenha interesse um de nossos consultores pode te ajudar, afinal seguindo todas essas dicas que te apresentamos e realizando um acompanhamento com quem entende do negócio fica mais fácil obter lucros.