cellphone
+ 55 81 3366-2600
E-mail
jfs@jfsauditores.com.br
auditoria

5 benefícios de uma auditoria contábil

Compartilhe em:

A auditoria contábil é composta por diversos procedimentos essenciais para companhias em todos os seus segmentos de atuação, ela tem o poder de verificar a veracidade e precisão dos registros contábeis de uma empresa com o objetivo de evitar fraudes e prevenir essa corporação de possíveis irregularidades. Fazendo essa prática uma rotina dentro da empresa, é possível garantir informações concretas e mais seguras sobre a situação financeira em que o negócio se encontra. Além disso, é possível identificar possíveis falhas no financeiro e no controle interno.

A JFS Auditores preparou esse material especial com 5 benefícios que uma auditoria contábil pode proporcionar à sua empresa. Confira:

1 – Auxilia na identificação de problemas financeiros

Quando uma corporação busca a realização de uma auditoria contábil é um sinal de que os processos internos podem estar com problemas, o que não é nada bom. A auditoria contábil irá ajudar a corporação a encontrar o que de fato está afetando a empresa de maneira ruim e oferecerá soluções para a melhoria destes obstáculos.

2 – Apoio na administração  

Uma auditoria contábil não é responsável apenas pela parte fiscal de uma corporação, ela tem a responsabilidade de atuar na melhoria de outros departamentos das corporações, sendo um deles a administração. Quando uma auditoria contábil é realizada dentro de uma corporação, ela tem uma visão geral da administração dessa empresa, identificando o modo como ela gera os seus resultados, busca solucionar problemas e como capacita seus profissionais. Se a gestão de uma corporação é falha, certamente os seus serviços e metas também serão.

3 –  Análise de processos éticos

Uma corporação de qualidade deve priorizar sempre os seus valores íntegros e qualidade no que realiza, através de uma auditoria contábil é possível analisar se a empresa (por completa) está com os processos sendo realizados de maneira ética e dentro da lei. Isso irá garantir que futuramente a sua empresa não seja penalizada por órgãos públicos e mantenha a qualidade dos serviços/produtos que a sua corporação oferece.

4 – Identifica falhas técnicas

Melhor do que deixar falhas acontecerem dentro da sua corporação, é identificá-las antes mesmo que isso aconteça. Através de uma auditoria contábil é possível que falhas sejam evitadas antes mesmo de ocorrerem. O papel de uma auditoria contábil é identificar falhas nos processos internos, administrativos, financeiro e qualquer outra. Depois de apresentadas as falhas existentes, a auditoria ainda ajudará o gestor daquele determinado departamento com soluções para resolver o problema.

5 – Auxilia no planejamento após os resultados

Esse é um dos pontos mais importantes na realização de uma auditoria contábil dentro das empresas. O que fazer depois dos resultados é uma dúvida que a maioria das corporações possuem, sendo esse o grande benefício de uma auditoria. Os profissionais auditores vão apresentar para os responsáveis um resultado completo de suas análises como: os problemas identificados, problemas que podem acontecer futuramente e acima de tudo isso a solução para cada um deles.

As empresas devem se atentar aos detalhes que os auditores pontuarem, desse modo é possível mudar o modo como o negócio tem agido e garantir melhorias futuramente. Os profissionais em auditoria contábil vão auxiliar a corporação no desenvolvimento de planejamentos futuros para a corporação.

Compartilhe em:
Notícias
Home