Com a dinâmica das organizações a cada dia mais diversificada, surgem a todos os momentos empresas e startups que almejam seu lugar no mercado brasileiro, garantido não só a lucratividade mais também destaque no segmento trabalhado, e é nesse cenário de mudanças que surgem grandes investidores, que visionários que ao analisarem o tipo de negócio decidem investir um determinado, com o objetivo de garantir uma boa lucratividade através daquele negócio.
Um sócio investidor entra nos negócios com o pensamento de transforma-lo, apoiando-se em suas necessidades, proporcionando assim lucratividade. Este sócio chamado de investidor, terá uma participação atuante na gestão das atividades presentes dentro da empresa, em soluções administrativas com todos os sócios e buscará principalmente valorizar ainda mais as diretrizes do negócio, fazendo com que o seu investimento possa valer a pena e desperte o interesse de outras pessoas que também queiram investir no negócio.
Para que o negócio possa lucrar mais e expandir os horizontes, é necessário um capital maior que proporcione o fortalecimento do negócio. No mercado existem várias formas de adquirir este capital e uma delas é a oportunidade de unir a sua corporação com mais um sócio que entrará nas rotinas da empresa como uma forma de impulsionar as decisões e atividades, esse tipo de auxílio é conhecido como sócio investidor.
Quando se pensa em um sócio investidor dentro de uma corporação, os empreendedores se perguntam sempre quais as vantagens disso. De certo modo, existe uma série de vantagens especiais para a empresa que possui o apoio de um sócio investidor, pois, ele traz consigo um grande valor agregado, oferecendo novas perspectivas de mercado e por fim um grande suporte financeiro. Os principais pontos vantajosos em ter um sócio investidor são:
Sócio investidor traz garantia de expansão da empresa:
Provavelmente o primeiro pensamento que vem na mente dos empreendedores quando conquistam a oportunidade de atuarem ao lado de um sócio investidor, é a expansão da empresa de fato, já que os recursos irão ser convertidos para várias áreas da empresa e aplicados em planos de ação para a corporação realizar novos projetos e ações para a organização do negócio.
Maior conhecimento para a empresa:
Conhecimento é algo que nunca será demais dentro de uma corporação, é um item valioso e que deve ser compartilhado entre os colaboradores. Um sócio investidor é alguém que possui um conhecimento embasado e analítico sobre empresas. Quando um associado tem participação dentro da organização, há colaboração na gestão da empresa de forma mais interna. De forma mais simples, o investidor irá transbordar ainda mais a sua corporação com seus conhecimentos valiosos e ricos e suas perspectiva sobre o mercado.
Chances de competitividade no mercado:
A participação de um sócio investidor é algo muito importante para aumentar a garantia de competitividade da organização. Isso se deve por conta do aumento nos recursos que são aplicados na empresa, que pode auxiliar a corporação a se reinventar e se diferenciar das demais concorrentes no mercado. Vale relembrar que o sócio investidor entra como um parceiro, uma espécie de braço direito dentro da corporação, reforçando ainda mais o conhecimento e as técnicas que a empresa já aplica atualmente.
Embora esse sócio investidor possa adquirir um certo capital, ele não pode ser enxergado como um rival, pois o mesmo tem exclusivamente o pensamento de fazer com que o seu negócio cresça ainda mais e proporcione lucro para todos inclusive você.
Um empreendedor deve buscar seu sócio de forma com que as pesquisas sejam direcionadas e focadas em um objetivo principal e único para o sucesso da empresa! Uma dica importante é buscar por investidores que estejam ligados com o ramo de atuação da sua empresa, que possuam um conhecimento valioso nessa área e possam agregar ainda mais coisas positivas para os negócios.