cellphone
+ 55 81 3366-2600
E-mail
jfs@jfsauditores.com.br

Qual a importância da gestão financeira para um colégio particular?

Compartilhe em:

A gestão financeira para um colégio particular é tão importante quanto para empresas, pois ajuda na maximização de resultados econômicos e financeiros dentro da instituição, criando uma maior estabilidade financeira, diminuindo seus possíveis riscos. Uma gestão financeira bem aplicada pode ajudar no melhor desenvolvimento do seu capital e aumentar a probabilidade de longevidade do colégio. 

Entendendo a importância de uma gestão financeira e o impacto que ela pode causar dentro de um colégio particular , preparamos este artigo para que você compreenda seu funcionamento. Entenda:

Como a gestão financeira se aplica a colégios particulares?

Com o auxílio de uma gestão financeira eficiente, o gestor de um colégio particular consegue ter maior controle sobre o seu capital de giro, que acaba  refletindo nas despesas fixas da instituição , como contas de luz, água e até mesmo a remuneração de funcionários. Caso o colégio atue com um baixo capital de giro, significa que ele está funcionando próximo a um grande risco financeiro, pois nem sempre a rotina financial será estável, impondo imprevistos monetários que podem interferir na longevidade da instituição.

Pais inadimplentes, por exemplo, podem criar situações que resultam em riscos financeiros dentro do seu colégio, resultando até mesmo em uma possível falência. Sendo a inadimplência uma realidade dentro do segmento de colégios particulares, é ideal que se crie uma estimativa de capital previa que possa desenvolver uma gestão de riscos dentro  da organização, priorizando a estabilidade.

Ter um fluxo de caixa é fundamental para que se tenha o controle ideal das finanças do seu colégio, pois através dele o responsável financeiro consegue se manter informado sobre  as movimentações financeiras da instituição. O fluxo de caixa consegue ilustrar de maneira simples a movimentação de recursos, informando tanto sobre o que entrou na instituição de ensino, quanto o que saiu dela financeiramente.

Sendo um grupo de tarefas administrativas que envolve as bases da administração: planejamento, análise e controle, a gestão financeira pode maximizar os resultados econômicos e financeiros através da melhor utilização dos seus recursos, trazendo maior autocontrole para à administração do colégio.

Qual a importância da gestão financeira para um colégio particular

Entenda os benefícios de uma gestão financeira para colégios particulares 

Crie uma estimativa de capital para o colégio

Dependendo dos custos e lucros programados e dos futuros planejamentos da instituição de ensino, as estimativas devem ser feitas de maneira adequada, permitindo ao gerente financeiro aumentar a capacidade de ganho do negócio, garantindo o uso apropriado dos recursos financeiros. As funções de uma gestão financeira orientam o responsável pelas finanças a estimar os requisitos de capital do seu colégio.

Determine a composição do capital da instituição 

Com a estimativa feita, é necessário que o próximo passo seja decidir a estrutura do capital. Envolvendo análise de patrimônio de dívida de curto e longo prazo. A proporção do capital possuído de um colégio particular e de outros fundos adicionais devem ser levantados de terceiros, por meio de empréstimos.

Escolha as fontes de seus fundos

É preciso avaliar diferentes fontes de fundos. Uma empresa tem muitas opções para captar recursos adicionais a serem adquiridos nos negócios, como empréstimos a serem tomados de bancos e outras instituições financeiras, emissão de ações e obrigações da empresa. Depósitos públicos a serem sacados como forma de títulos. A escolha de um fator depende das vantagens e desvantagens  relativas de cada fonte e período de financiamento.

Saiba onde investir seus recursos 

O gerente financeiro precisa decidir como alocar o valor total dos fundos em aplicações lucrativas. Ele precisa garantir que haja segurança no investimento e possíveis retornos positivos. O capital deve ser investido de maneira inteligente, para que haja menor possibilidade de perda de fundos. Para isso, o gerente pode usar diferentes ferramentas de investimento,como análise de portfólio, valor presente líquido, taxa interna de retorno, taxa média de retorno e assim por diante.

Melhore a gestão do fluxo de caixa 

Prevendo as entradas e saídas de caixa para garantir que não haja a falta de recursos nem excesso de caixa dentro da instituição de ensino, a gestão de caixa e outros ativos é uma tarefa importante do gerente financeiro. Fundos suficientes devem estar disponíveis para compra de materiais, pagamentos de salários e cumprimento de despesas.

Crie um controle financeiro

O desempenho financeiro de um colégio particular precisa ser analisado de forma especializada, onde o gestor financeiro possa especificar seus métodos e utilizar as ferramentas corretas para que possa obter um melhor resultado.

Enfatizando o planejamento financeiro da instituição e sendo a medida geral da avaliação o retorno dos investimentos, o controle das finanças  é uma função importante do gerente financeiro. Dentre as técnicas de controle e avaliação financeira estão o controle orçamentário, controle de custos, auditoria interna, análise de equilíbrio e índices. 

Agora que você já sabe o valor que uma gestão financeira tem para a administração de um colégio particular, é importante começar a praticá-la em sua instituição. Entender e criar ciência sobre o seu capital é valorizar o seu negócio com boas práticas financeiras, que podem resultar tanto em uma melhor organização monetária, quanto em possíveis investimentos futuros para seu negócio. Portanto, não perca tempo com possíveis riscos financeiros, comece a ampliar seu capital de giro melhorando assim sua lucratividade.

Contabilidade em Recife

Bruno Bastos
Compartilhe em:
Notícias
Home