Chrome
- Abra chrome://history/ em uma nova
- Clique em Limpar dados de navegação.
- Marque os cookies e outros dados do site e do plug-in.
- Marque as imagens e os arquivos armazenados em cache. Observação: Verifique se todos os outros campos estão desmarcados.
- No menu suspenso Apagar, você pode escolher o período de tempo para o qual deseja limpar informações armazenadas em cache. Para limpar seu cache inteiro, selecione o tempo inicial.
- Clique em Limpar dados de navegação.
- Saia/feche todas as janelas do navegador e reabra o navegador.
Firefox
- No menu Histórico, selecione Limpar Histórico Recente.
- Se a barra de menus estiver oculta, pressione Alt para torná-la visível.
- No menu suspenso Intervalo de tempo para limpar, selecione o intervalo desejado; para limpar o cache inteiro, selecione tudo.
- Ao lado de “Detalhes”, clique na seta suspensa para escolher quais elementos do histórico deseja desmarcar; para limpar o cache inteiro, selecione todos os itens.
- Clique em Limpar dados de navegação.
- Saia/feche todas as janelas do navegador e reabra o navegador.
Microsoft Edge
- No canto superior direito, clique no ícone Hub (são as três linhas horizontais).
- Clique no ícone Histórico e selecione Limpar todo o histórico.
- Selecione histórico de navegação, em seguida cookies e dados de site salvos e, por fim, dados armazenados em cache e arquivos. Clique em Limpar.
- Depois que a mensagem “Tudo limpo” aparece, saia/feche todas as janelas do navegador e reabra-o.
Internet Explorer 9 e superior
Observação: a partir de 12 de janeiro de 2016, a Microsoft encerrou o suporte para as versões do Internet Explorer anteriores à versão 11, a menos que você esteja executando o Windows Vista SP2 ou algumas versões do Windows Server; para obter uma lista completa de exceções, consulte Ciclo de vida de suporte da Microsoft. A UITS recomenda que você atualize para um novo sistema operacional se seu sistema atual não der suporte ao Internet Explorer 11 e não estiver na lista de exceções da Microsoft.
- Selecione Ferramentas (pelo ícone de engrenagem) > Segurança > Excluir histórico de navegação….
- Se a barra de menus estiver oculta, pressione Alt para torná-la visível.
- Desmarque os dados do site Preservar favoritos e selecione:
- arquivos de Internet temporários ou arquivos de Internet temporários e arquivos de site.
- cookies ou cookies e dados de site
- Histórico.
- Clique em Excluir. Você verá uma confirmação no final da janela quando o processo estiver concluído.
- Saia/feche todas as janelas do navegador e reabra o navegador.
Opera
- No menu do Opera, selecione Configurações e Excluir dados privados.
- Na caixa de diálogo que é aberta, selecione os itens que deseja limpar e clique em Excluir.
- Saia/feche todas as janelas do navegador e reabra o navegador.
Safari
Safari 8
- No menu do Safari, selecione Limpar histórico e dados do site.
- Selecione o intervalo de tempo desejado e clique em Limpar histórico.
- Vá até Safari > Fechar Safari ou pressione Command-Q para sair do navegador completamente.
Safari 7 e inferior
- No menu do Safari, selecione Redefinir Safari.
- Selecione os itens que deseja redefinir e clique em Redefinir. No Safari 1, remover todos os dados do site inclui cookies e cache.
- Vá até Safari > Fechar Safari ou pressione Command-Q para sair do navegador completamente.
Navegadores móveis
Android
As etapas para limpar o cache, os cookies e o histórico podem ser diferentes dependendo do modelo de seu dispositivo do Android e seu navegador preferido. No entanto, você deverá ser capaz de limpar o cache e os dados no menu de configurações de gerenciamento do aplicativo.
- Vá até Configurações e escolha Aplicativos ou Gerenciador de aplicativos.
- Vá até a guia Todos.
- Na lista de aplicativos instalados, localize e toque no navegador da Web. Toque em Limpar dados e Limpar cache.
- Saia/feche todas as janelas do navegador e reabra o navegador.
Chrome para Android
- Toque em menu do Chrome > Configurações.
- Toque em Privacidade (Avançada).
- Toque em Limpar dados de navegação.
- Saia/feche todas as janelas do navegador e reabra o navegador.
Apple
Safari (Apple iOS)
Observação: as etapas a seguir aplicam-se à versão mais recente do Mobile Safari para iOS. Se você precisar de instruções para versões mais antigas, encontre-as nas configurações para Web do Safari no Suporte da Apple no iPhone, iPad ou iPod touch.
- Abra o aplicativo de Configurações.
- Toque em Safari.
- Toque em Limpar histórico e dados de site e confirme.
- Saia/feche todas as janelas do navegador e reabra o navegador.
Chrome para iOS
- Toque em menu do Chrome > Configurações.
- Toque em Privacidade.
- Escolha o tipo de dados que você deseja desmarcar.
- Toque em Limpar.
- Saia/feche todas as janelas do navegador e reabra o navegador.
Esses procedimentos não são exaustivos e, dependendo das atualizações dos proprietários/desenvolvedores dos browsers, podem ser alterados. Recomendamos fortemente que o titular de dados entre em contato com o suporte do browser em uso para melhor entendimento e ajustes que sejam desejados.