O que uma corporação deve fazer antes de buscar por um investidor? – JFS
O que uma corporação deve fazer antes de buscar por um investidor?

O investimento  é algo que vemos com frequência na realidade das empresas de vários segmentos, muitas começam a sua história através de empréstimos, auxílio da família, fundos guardados ou na “pura sorte”. A situação toma uma proporção diferenciada quando em meio ao seu crescimento ela necessita do apoio de um investidor para crescer de fato, esse será o grande momento de buscar por apoio do mercado!

Antes de ir correndo para os investidores é necessário que a corporação tenha em mente que o “dever de casa” deve ser feito com êxito e excelência, afinal de contas a empresa será um patrimônio em que o sócio também irá fazer parte, desse modo é necessário que o empreendedor organize a “casa” por completo!

É muito comum que os empreendedores fiquem tão desesperados por uma solução imediata que acabam colocando a “carroça na frente dos bois” e isso definitivamente é um erro sem igual, uma atitude como essa mostra ao “possível” investidor as lacunas e falhas que a empresa apresenta e acaba transmitindo uma imagem de despreparo da corporação e depois disso é impossível retroceder.

O ideal de fato é o empreendedor sentar e iniciar os cálculos da empresa, empilhar as papeladas necessárias, buscar todos os documentos necessários, informações importantes, débitos em aberto e tudo que for rico e necessário para auxiliar a visão do investidor e o próprio empreendedor.  Uma informação importante e na realidade muito valiosa é “não omitir os problemas existentes dentro do negócio”, se existem falhas internas ou questões em aberto pela empresa é ideal que o empreendedor as apresente, mostre soluções para isso e traga dados mapeados sobre os riscos. Desse modo, a visão do empreendedor será mais clara sobre o negócio, o mercados em nosso país é tão instável que a maioria dos empreendedores conseguem identificar se uma determinada empresa conseguirá ter tudo nos eixos através do apoio investido.

A relação entre empresa e investidor é como um relacionamento sério, chega se assemelhar com um casamento! Ir em busca de um investidor apenas com a visão de “lucro” fará com que ele se sinta usual apenas para meios financeiros, então é interessante que as empresas busquem criar um contato maior com os possíveis investidores, iniciando sua relação meses antes para que ambos possam se conhecer melhor e garantir que a união dará certo!

Muitos empreendedores não enxergam com clareza a importância da “manutenção” da empresa antes de buscar por um investidor, esse ponto é o principal para a garantia de um excelente investimento e uma união qualificada, os investidores buscam por sinceridade por parte das corporações e também querem de fato encarar a situação da corporação com o maior número de dados, sendo assim possível analisar a viabilidade de investimento.

Se a sua corporação necessita de um investidor, é necessário uma bela “faxina” interna na sua empresa, a JFS pode auxiliar, identificar e solucionar as questões contábeis e tributárias e financeiras para garantir que a sua corporação será bem vista por investidores. Conheça nossos serviços, somos especialistas no assunto!

Consulte nossos estrategistas e saiba como podemos melhorar seus resultados fale conosco
Política de privacidade