+ 55 81 3366-2600

jfs@jfsauditores.com.br

Descubra quais são as três melhores aplicações financeiras para você começar a investir hoje!

Culturalmente, o povo brasileiro não está acostumado a investir financeiramente em aplicações financeiras de renda fixa ou variável, mas essa realidade está mudando cada vez mais. Segundo especialistas da área de economia, as aplicações financeiras têm adquirido cada vez mais espaço no país.

Atualmente, com as facilidades da internet e do mundo globalizado, qualquer pessoa pode ser um investidor em potencial. Hoje em dia, o acesso ao mercado de ações e títulos, por exemplo, é notoriamente facilitado quando comparado a vinte anos atrás.

Contudo, para identificar as aplicações financeiras mais rentáveis para as suas necessidades, é necessário conhecer o mercado e ter a capacidade de identificar quais aplicações financeiras se adequam melhor ao seu perfil.

Por conta disso, preparamos para você um resumo sobre as principais informações referentes ao tema, focando nas três melhores aplicações financeiras de 2019!

O que você irá encontrar em nosso artigo:

  • O que são aplicações financeiras;
  • Renda fixa x Renda variável;
  • Como escolher as melhores aplicações financeiras para o seu perfil;
  • Quais são as três melhores aplicações financeiras para você investir em 2019.
renda-fixa-renda-variavel

O que são aplicações financeiras?

Apesar de a maioria ter noção sobre o que são aplicações financeiras, o tema ainda causa confusão para muitos. No entanto, é simples de entender.

Quando você investe em uma aplicação financeira, você compra um título ou um ativo oferecido por uma determinada instituição e esse objeto de compra tende a trazer uma remuneração para aquele recurso que foi aplicado.

Ou seja, grosso modo, é como comprar um imóvel e esperar que, no futuro, ele seja valorizado e renda mais capital financeiro do que quando foi adquirido. No entanto, existem diversos tipos de aplicações financeiras, com variações no tipo de rendimento, liquidez e vencimento.

Renda fixa x Renda variável

As principais diferenças entre as aplicações financeiras mais rentáveis de renda fixa e variável são o risco do investimento e o tempo para colher os frutos.

Geralmente, a renda fixa é o tipo de aplicação financeira feita por investidores mais conservadores, ou seja, que preferem ter um retorno calculado em determinado período, sem sustos.

Enquanto isso, a renda variável é ideal para investidores mais ousados, que desejam investir independentemente do risco, para atingir retornos financeiros de curto e médio prazo.

Como escolher as melhores aplicações financeiras para o seu perfil

Um dos passos mais importantes para investir o seu dinheiro em aplicações financeiras, sejam elas de renda fixa ou variável, é identificar qual é o seu objetivo ao realizar determinado investimento.

É necessário ter um norte do que você deseja para saber como aplicar o seu dinheiro e quais são as melhores aplicações financeiras para que você atinja o seu objetivo.

Por conta disso, antes de investir nas melhores aplicações financeiras em 2019, faça o planejamento adequado e descubra qual é a melhor opção para você.  Confira, abaixo, algumas dicas para escolher as melhores aplicações financeiras para o seu perfil:

  • Imagine o tempo em que você planeja deixar o seu dinheiro aplicado;
  • Determine o valor que você irá aplicar;
  • Foque no motivo do investimento;
  • Pense em quanto você pretende recuperar no futuro.

Dessa forma, você poderá conhecer o seu perfil de investidor e terá um norte para investir nas melhores aplicações financeiras em 2019. Vamos a elas?

Quais são as três melhores aplicações financeiras para investir em 2019?

Apesar de termos citado no artigo as aplicações financeiras de renda variável, para quem está começando a investir, o ideal é que o foco seja nas aplicações financeiras de renda fixa, por conta do menor risco.

Dessa forma, é possível criar o hábito de investir sem ter grandes prejuízos e pensar nas aplicações de renda variável no futuro.

Por conta disso, preparamos para você uma lista com as três aplicações financeiras mais rentáveis para investir em 2019! Veja:

cdb

CDB

O investimento no Certificado de Depósito Bancário (CDB) é utilizado por bancos para realizarem as suas atividades. A aplicação financeira funciona como uma captação de recursos por parte das instituições.

No futuro, o dinheiro investido será recuperado de acordo o tipo de título escolhido pelo investidor. Ao todo, são três tipos:

  • Prefixado: quando o valor de retorno do capital é estipulado antes do investimento;
  • Pós-fixado: quando o valor a ser remunerado depende do percentual de taxa do indexador;
  • Híbrido: união entre percentual fixo e variação do indexador.

Vale destacar que, em caso de falência da instituição financeira, o valor investido será ressarcido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) caso esteja dentro do limite determinado de valor.

lci-lca

LCI e LCA

O investimento na Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito Agrônomo (LCA) funciona como um empréstimo realizado por você para uma instituição, geralmente bancos ou corretoras.

Dessa forma, as instituições utilizam o seu dinheiro para realizar financiamentos no ramo de imóveis ou no setor agropecuário e você, no futuro, recebe o dinheiro de volta acrescido de juros.

Geralmente, esse tipo de aplicação financeira tem tido maior procura, pois possuem isenção no imposto de renda para pessoas físicas. Além disso, vale destacar que, assim como no caso do CDB, em caso de falência da instituição, o dinheiro investido será recuperado por meio do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), considerando um limite determinado de valor.

Obs: as características dos tipos de título são similares as do CDB.

tesouro-direto

Tesouro Direto

É uma das aplicações financeiras mais conhecidas, principalmente por conta da segurança do investimento e de sua liquidez.

Funciona como um empréstimo ao governo federal para que a instituição financie as suas dívidas. Após determinado período, o investidor receberá o valor investido com acréscimo de juros.

É uma das melhores aplicações financeiras para quem está começando a investir, pois existe a possibilidade de investimento a partir de 30 reais.

O Tesouro Direto também possui três tipos de títulos: pré-fixado, pós-fixado e híbrido.

Após a leitura deste artigo, você estará preparado (a) para investir nas aplicações financeiras mais rentáveis de 2019 e iniciar a sua jornada no mundo dos investimentos. Caso tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário!

JFS-admin

Comentários no Facebook