Após uma auditoria Contábil o que fazer? – JFS
Após uma auditoria Contábil o que fazer?

A realização de auditorias contábeis dentro das corporações é uma atividade que deve ser feita por todas as corporações do mercado, isso para identificar erros nos processos, fraudes e oferecer soluções práticas para os métodos que a corporação trabalha.

A JFS Auditores já realizou um material sobre auditorias contábeis que você pode conferir aqui! Através deste novo material você poderá identificar quais ações a sua corporação deve tomar após os resultados de uma auditoria contábil realizada.

Continue lendo o nosso conteúdo e garanta informações ricas para o seu negócio!

Para facilitar o entendimento, vamos relembrar um pouco sobre o que de fato é uma auditoria contábil? Para que ela serve? E assim entender quais ações as corporações devem tomar após a sua efetuação.

O que é auditoria contábil?

Este é um processo realizado de acordo com as normas estabelecidas por leis brasileiras. Isso quer dizer que ao contratar um auditor para avaliar a sua corporação, ele terá diretrizes comuns que deverão ser cumpridas.

 

Para que serve uma auditoria contábil?

Uma auditoria contábil é divida em algumas etapas que podem ser separadas como:

° Pesquisa do ambiente;

A pesquisa de ambiente é uma etapa muito importante para a realização de qualquer auditoria dentro de uma empresa. Essa é a primeira etapa do processo, o verdadeiro início, o auditor obterá um conhecimento preliminar das operações, irá coletar informações pertinentes sobre a organização, consultará manuais da empresa e associações comerciais, além de uma série de muitos outros documentos.

° Planejamento de auditoria;

Após as informações estarem colhidas pelo auditor através da pesquisa ambiental, o auditor passará a desenvolver estratégias que se mostrem mais efetivas. Através dele será especificado os procedimentos e a serem adotados afim de garantir evidências, isso inclui também testes a serem feitos sobre os controles contábeis.

° Controle Interno;

Antes de passar para a fase de testes, os sistemas contábeis e controles de contabilidade são documentados de forma detalhada. Após essa etapa, esses controles avaliados de forma preliminar para identificar os pontos positivos e negativos dentro da corporação.

° Parecer do Auditor;

A etapa final de qualquer auditoria é a avaliação do auditor. Ele irá avaliar os resultados obtidos nas etapas da audição e irá revisar a adequação de demonstrações contábeis. Isso dará forma ao parecer da auditoria que é regido de acordo com as normas de contabilidade brasileira.

Agora que olhamos novamente o que são auditorias contábeis, vamos falar sobre o que uma empresa deve fazer após os resultados do auditor.

Quais ações devem ser tomadas após os resultados de uma auditoria?

Uma auditoria contábil pode trazer resultados positivos para uma empresa ou trazer resultados negativos, identificando erros ou até mesmo fraudes. Para o primeiro caso, os apontamentos se dão para o sentido de contribuir para a manutenção das práticas internas da empresa. Agora, quando os resultados apontam erros, as ações vão variar de acordo com a gravidade de cada situação.

Inicialmente o gestor deve compreender o que tem se passado dentro de sua corporação, quais são os erros ou fraudes. Também será necessário que o mesmo compreenda qual a diferença entre uma fraude e um erro dentro da corporação.

° Fraude: É um ato intencional de omissão ou manipulação das transações, adulterações de documentos, registros e demonstrações contábeis.

° Erro: É um ato não intencional, resultante da omissão, desatenção ou a má interpretação de fatos na elaboração dos registros e demonstrações contábeis.

Para perceber isso, será necessário analisar a intenção ou não de cometer a irregularidade. Para ajudar a simplificar o entendimento, separamos práticas que se encaixam em ambos os grupos:

 

Fraudes

° Manipular, falsificar ou alterar registros ou documentos;

° Realizar apropriação indébita de ativos;

° Omissão ou supressão de transações nos registros contábeis da corporação;

° Registro de transações sem comprovantes;

° Práticas contábeis indevidas;

 

Erros

° Erros aritméticos nas escriturações contábeis ou em demonstrações contábeis;

° Aplicações incorretas das práticas contábeis;

° Interpretação errada das normas e legislações aplicáveis nas circunstâncias;

Depois de identificar essas situações, é necessário que a empresa ou o responsável pela corporação analise as informações obtidas pelo auditor e coloque em prática as ações para a melhoria de sua corporação. Fazer com que os processos sejam realizados minuciosamente e garantir a qualidade interna da empresa.

A JFS possui expertise em soluções de auditorias de todas as formas, podemos ajudar a sua corporação em toda e qualquer situação em que ela necessitar. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços e no que podemos auxiliar a sua corporação.

 

Consulte nossos estrategistas e saiba como podemos melhorar seus resultados fale conosco
Política de privacidade